Make your own free website on Tripod.com
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

PROFECIAS BÍBLICAS

          ÍNDICE

1 - Daniel e a Predição da História Mundial Daniel 2:16-28

2 - As Quatro Bestas e os Impérios Mundiais Daniel 7:1-10

3 - A Besta de Apoc 13 e a Guerra aos Santos Apoc 13:1-9

4 - O Trono de Davi e o Messias                     Salmo 89:28-37

5 - A Restauração de Israel                             Eze 37:1-14

6 - A Grande Batalha do Armagedom                 Zac 12:1-10

7 - O Reino Milenar Messiânico                     Isa 11:1-12

8 - Detalhes do Reino Milenar Messiânico      Isa 65:17-25

9 - Tempo de Recompensa dos Santos Luc 19:11-27

10 - A Igreja de DEUS na Profecia                       Apoc 12:1-17

11 - A Parábola do Trigo e do Joio                       Mat 13:24-30

12 - Como Será a Vinda do Senhor o Messias          Mat 25:15-35

13 - A Vinda de o Messias e o Anticristo                      II Tes 2:1-12

14 - As Setenta Semanas de Daniel     Dan 9:16-27

15 - Os 144 Mil e a Grande Multidão       Apoc 7:1-10

16 - Quem Será Levado e Quem Será Deixado? Mat 24:36-44

17 - Os Justos vão Realmente Morar no Céu?                            Apoc 21:1-8

18 - Jerusalém: A Cidade do Grande REI Salmo 48

19 - A Situação da Terra no Milênio                      Isa 11:1-10

20 - Redenção Completa na Cruz                          Heb 10:1-14

21 - Como é a Prisão de satanás?                     Apoc 20:1-10

22 - Haverá Mesmo um Juízo Investigativo? Apoc 20:7-15

23 - Discernindo Profetas e Profecias    Eze 13:1-9

24 - Promessas aos Gentios                           Gal 3:16-20

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Curso de Investigação Bíblica Interdenominacional

Verso Áureo: "E não  por meio de sangue de bodes e bezerros, mas pelo Seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, havendo obtido uma eterna redenção." (Hb 9:12)

20 - Redenção Completa na Cruz
 

INTRODUÇÃO DA LIÇÃO

Você já ouviu alguém confessar que o Messias não completou na cruz a obra de salvação? Os adventistas, por meio dos escritos de sua profetisa Ellen White, dizem que o Messias fez na cruz, apenas parte da obra da redenção do pecador.

Afirmam que Ele ficou, desde Sua ascensão até 1844, num suposto primeiro compartimento do santuário celestial, quando então se transferiu para o Santo dos Santos, para iniciar uma obra denominada "Juízo lnvestigativo", que, na verdade, seria a purificação daquele santuário. Assim, fica claro que não crêem ter sido concluída na cruz a obra de perdão de pecados e redenção do pecador.

 

QUESTIONÁRIO

1. Segundo as Escrituras, o Messias deixou ainda alguma coisa por fazer, concernente a purificação de nossos pecados?

o Messias realizou um único e definitivo sacrifício. Com Sua morte expiou imediata e totalmente, os pecados dos crentes (Hb 7:27; 9: 11,12,28; 10: 10,12). Paulo disse " ... Em quem temos a redenção ... ", Ele não falou no futuro e sim no presente! (Ef 1:7; Cl 1:14).

 

2. Quando o crente efetivamente é purificado e tem seus pecados cancelados?

Preenchidas as condições de arrependimento, no batismo em nome do Senhor o Messias, para remissão de pecados (At 2:38; 22:16). Neste momento seus pecados são cancelados (At 3:19).

 

3. Após este processo, os pecados do crente ainda ficam, em memória diante do ETERNO, até um tempo determinado?

Hb 8:12; 10:3, 18, 18: "Ora,havendo remissão destes, não há mais oferta pelo pecado " e " ... jamais me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades. "

Segundo a profetisa White, "O ministério do sacerdote. durante o ano todo. no primeiro compartimento do santuário. para dentro do véu que formava a porta e separava o lugar Santo do pátio externo, representa o ministério em que Cristo entrou, ao ascender ao Céu. Era a obra do sacerdote no ministério diário, a fim de apresentar perante o ETERNO o sangue da oferta pelo pecado. bem como o incenso que ascendia com as orações de Israel.

Assim pleiteava Cristo com Seu sangue, perante o Pai, em favor dos pecadores, apresentando também, com o precioso aroma de Sua justiça, as orações dos crentes arrependidos. Esta era a obra ministerial no primeiro compartimento do santuário celeste. (...) O sangue de Cristo, oferecido em favor dos crentes arrependidos, assegurava-lhes perdão e aceitação perante o Pai; contudo ainda permaneciam seus pecados nos livros de registro... “ O Grande Conflito, pág 420

"Assim Cristo apenas completara uma parte de Sua obra como nosso intercessor perante o Pai  em favor dos pecadores." O Grande Conflito, pág 428

Ora, se o crente é remido mediante o batismo e o ETERNO não se lembra mais de seus pecados, como explicar que Cristo seguiu oferecendo Seu sangue e que um juízo investigativo segue no Céu desde 1844, relembrando os pecados?

Definitivamente, Cristo não seguiu fazendo ofertas pelo pecado por 1813 anos, pois na cruz, ofereceu num único e suficiente sacrifício, o Seu sangue.

Se, continuou havendo oferta pelo pecado até 1844 e depois se abriram livros, para se examinar obras, o ETERNO não se esqueceu dos pecados dos arrependidos.

"E não por meio de sangue de bodes e bezerros. mas pelo Seu próprio sangue,  entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, havendo obtido uma eterna redenção." (Hb 9: 12). Nada ficou para depois!

 

4. A partir de quando todo o povo santo passou a ter acesso diretamente a o ETERNO? Até quando o caminho ao Pai estava fechado?

Quando o Messias morreu, o véu que fazia separação entre o Santo Lugar e o Santíssimo, no Templo, rasgou-se em dois, de alto a baixo (Mt 27:50, 51). Isto significa que a partir de então estava aberto o caminho (Hb 9:8) e todo o crente tem acesso ao Pai, por meio de nosso Sumo-Sacerdote, o Messias (Hb 6: 19, 20; 10: 19, 20). Embora os judeus seguissem com os serviços, estava findo o sistema araônico e agora o Messias penetrara, por nós, além do véu, no Santo dos Santos, onde, assentado à destra do ETERNO, por nós intercede (Hb 4: 14-16).

Com Sua morte e ascensão o Messias já entrou imediatamente no Santo dos Santos, no Céu. Não ficou num Santo Lugar, intermediário, até 1844.

 

5. Segundo as Escrituras, onde o Messias entrou e encontra-se após Sua ascensão?

o Messias ficou à destra do Pai (Hb 9:24; 10: 12; At 7:54, 55).

É absurda e contraditória a filosofia de White, ao querer que o Messias tenha entrado apenas num suposto primeiro compartimento do Céu e que o véu seja o primeiro, que separava o pátio externo do Santo Lugar: "O ministério do sacerdote, durante o ano todo, no primeiro compartimento do santuário, para dentro do véu que formava a porta e separava o lugar Santo do pátio externo, representa o ministério em que Cristo entrou, ao ascender ao céu. Era a obra do sacerdote no ministério diário, afim de apresentar perante o ETERNO o sangue da oferta pelo pecado ... " O Grande Conflito, pág 420

A BíBLIA ENSINA:

A IASD DIZ QUE:

UMA só E ÚNICA OFERTA NA CRUZ

JESUS SEGUIU OFERTANDO SEU SANGUE

REDENÇÃO COMPLETA NA CRUZ

O PROCESSO SEGUE EM 1844

REMOÇÃO DE PECADOS IMEDIATA

AGUARDA O JUÍZO INVESTIGATlVO

CERTEZA DA SALVAÇÃO IMEDIATA

DEPENDE DO JUÍZO INVESTIGATlVO

ENTROU NO SANTO DOS SANTOS

ENTROU NUM SANTO LUGAR

PARA DENTRO DO SEGUNDO VÉU

PARA DENTRO DO PRIMEIRO VÉU

ASSENTOU-SE À DESTRA DO PAI

FICOU NO SANTO COM O PAI

SEMPRE NO SANTÍSSIMO COM O PAI

JESUS E O PAI FORA DO SANTíSSIMO ATÉ 1844

AGIU COMO SUMO SACERDOTE

AGIU COMO SACERDOTE ATÉ 1844

 

 

SAIR