Make your own free website on Tripod.com
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

PROFECIAS BÍBLICAS

          ÍNDICE

1 - Daniel e a Predição da História Mundial Daniel 2:16-28

2 - As Quatro Bestas e os Impérios Mundiais Daniel 7:1-10

3 - A Besta de Apoc 13 e a Guerra aos Santos Apoc 13:1-9

4 - O Trono de Davi e o Messias                     Salmo 89:28-37

5 - A Restauração de Israel                             Eze 37:1-14

6 - A Grande Batalha do Armagedom                 Zac 12:1-10

7 - O Reino Milenar Messiânico                     Isa 11:1-12

8 - Detalhes do Reino Milenar Messiânico      Isa 65:17-25

9 - Tempo de Recompensa dos Santos Luc 19:11-27

10 - A Igreja de DEUS na Profecia                       Apoc 12:1-17

11 - A Parábola do Trigo e do Joio                       Mat 13:24-30

12 - Como Será a Vinda do Senhor o Messias          Mat 25:15-35

13 - A Vinda de o Messias e o Anticristo                      II Tes 2:1-12

14 - As Setenta Semanas de Daniel     Dan 9:16-27

15 - Os 144 Mil e a Grande Multidão       Apoc 7:1-10

16 - Quem Será Levado e Quem Será Deixado? Mat 24:36-44

17 - Os Justos vão Realmente Morar no Céu?                            Apoc 21:1-8

18 - Jerusalém: A Cidade do Grande REI Salmo 48

19 - A Situação da Terra no Milênio                      Isa 11:1-10

20 - Redenção Completa na Cruz                          Heb 10:1-14

21 - Como é a Prisão de satanás?                     Apoc 20:1-10

22 - Haverá Mesmo um Juízo Investigativo? Apoc 20:7-15

23 - Discernindo Profetas e Profecias    Eze 13:1-9

24 - Promessas aos Gentios                           Gal 3:16-20

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Curso de Investigação Bíblica Interdenominacional

Verso Áureo: "Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e satanás, e amarrou-o por mil anos." (Apocalipse 20:2).

21 - Como é a Prisão de satanás?
 

INTRODUÇÃO DA LIÇÃO

A prisão deste personagem tem certas relações com o Reino Milenar de Cristo, pois, é durante este período, que ocorrerá. Por esta razão, ficam em apuros os amilenistas e os pós-milenistas que, na tentativa de dizer que o Messias já está reinando, têm que achar um meio de provar que Satanás está preso.

Mas, com tanto aumento de pecado e injustiça, as duas coisas são impossíveis de serem provadas. Se o Messias já estivesse reinando e o diabo preso, o mundo certamente não estaria como está, de mal a pior.

Em semelhante dificuldade estão também os seguidores de Russel, pois defendem um reino de Cristo, desde 1914.

Entendemos que o Messias está reinando hoje sim, mas nos corações dos fiéis.

Ainda não vivemos o reino milenar.

 

QUESTIONÁRIO

1. Como e por que satanás será preso na segunda vinda de o Messias?

O mundo está no maligno (I Jo 5:19). A evangelização e conversão das nações tem sido barrada pela atuação do inimigo (Lc 8:12).

Para um reinado que visa erradicar o pecado, trazer a justiça e levar o planeta de volta às origens, é mister prender, desativar o maligno e suas hostes. Dos sobreviventes do Armagedom, novas gerações surgirão e estas não poderão ser enganadas. Esta é a principal razão da prisão: não permitir mais que se engane as nações, até que se concluam os mil anos.

Evidentemente, trata-se de uma prisão espiritual (não circunstancial), mas que isolará totalmente o adversário dos habitantes do reino milenar.

2. Existem outras passagens que prevêem a prisão deste inimigo e suas hostes espirituais?

Sim. Quando o Messias expulsou-os, reclamaram dizendo ainda não ser o tempo de seu tormento (Mt 8:29). Zacarias nos fala de serem removidos da Terra (Zc 13:2).

3. Falando em abismo, como as Escrituras definem um lugar assim? Seria um lugar onde a pessoa pudesse se movimentar livremente de um lado para o outro?

Abismo representa um lugar profundo, isolado, escuro e de imobilidade e de muita angústia. Leia sobre o abismo de Coré (Nm 16:30-33), de Jonas (Jn 2:5,6), da sepultura (Rm 10:7; SI 30:3). As águas debaixo da terra são chamadas "fontes do abismo" (Gn 7:11 e 8:2).

4. O adventismo associa a idéia de uma terra vazia no Milênio, ao estado do planeta no princípio de sua existência. Tem algo a ver?

Nada a ver. A Terra era sem forma e vazia.

Na verdade, uma massa, envolta em águas (Sl 104:5-8). Se a "profetisa" viu a Terra como um deserto, certamente não foi como era no princípio e tampouco como o salmista Davi:

"Que a expressão abismo representa a Terra em estado de confusão e trevas, é evidente de outras passagens. Relativamente à condição da Terra no princípio, o relato bíblico diz que era sem forma e vazia; e que havia trevas sobre a face do abismo. Gênesis 1:2. A profecia ensina que ela voltará, em parte ao menos, a esta condição." O grande Conflito, 663, 664. Na seqüência a profetiza  cita Jeremias 4:23-26.

OBS: A profetiza cita os versos 23 a 26 para provar que a Terra estará vazia (deserta) mas se lesse apenas mais um verso veria que: 27 Pois assim diz o Senhor: Toda a terra ficará assolada; porém, não a consumirei de todo. O profeta vê que ainda restam alguns (Is 24:6), sem falar que o contexto de Jeremias 4 é a terra de Israel que iria para o exílio babilônico!

 

5. Que relação existe entre Apocalipse 20 e uma terra vazia?

Nenhuma. Em parte alguma deste capítulo fala em terra vazia. Ao contrário, a prisão de Satanás dar-se-á porque há nações na Terra, e que não deveriam mais ser vítimas deste.

Não se prende um ladrão porque não há bancos para roubar, mas porque há. O adventismo complica ainda mais, dizendo que a prisão do inimigo era para que não enganasse nações de outros planetas (O Grande Conflito pág.664).

Ora, o texto diz: " .. .para que não mais enganasse ... " Será que ele já vinha então enganando outros planetas? Não existe a tal "Prisão Circunstancial". Existe de fato uma prisão real das hostes das trevas. White, no entanto, diz:  "O escritor de Apocalipse prediz o banimento de satanás, e a condição de caos e desolação a que a terra deve ser reduzida ... ". Onde está escrito isto?

 

6. De onde surgiu a idéia de se associar a prisão de Satanás a uma terra vazia? Isto compromete a outros ramos adventistas?

Ao elaborar a doutrina de que o bode emissário fosse satanás (Lv 16), tiveram que associar uma obra para este bode num deserto.

Neste caso, seria então uma terra vazia onde ele amargaria os pecados da humanidade: "A terra inteira se parece com um deserto assolado ... Ocorre agora o acontecimento prefigurado na última e solene cerimônia do dia da expiação. Quando se completava o ministério no lugar santíssimo, e os pecados de Israel eram removidos do santuário em virtude do sangue da oferta pelo pecado, o bode emissário era então apresentado vivo perante o Senhor; e na presença da congregação o sumo sacerdote confessava sobre ele todas as iniquidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, segundo todos os seus pecados, pondo-os sobre a cabeça do bode. Levítico 16:21.

Semelhantemente, ao completar-se a obra de expiação no santuário celestial, na presença de Deu e dos anjos do Céu e do exército dos remidos, serão então postos sobre Satanás os pecados do povo do ETERNO; declarar-se-á ser ele o culpado de todo o mal que os fez cometer. E assim como o bode emissário era enviado para uma terra não habitada, Satanás será banido para a Terra desolada, que se encontrará como um deserto despovoado e horrendo." O Grande Conflito, 663, 664.

Meditação: O bode emissário era culpado do pecado do povo? Ou foi posta sobre ele a culpa? Nossa culpa foi posta sobre o Messias! Is 53:4.

OBS: Porque os bodes para a expiação deveriam ser sem mácula se um deles representaria satanás? O inimigo é sem mácula? Na realidade os dois bodes representariam o ministério da cruz (o Messias foi julgado dentro da cidade e morto fora da cidade).

 

7. O que ocorrerá no fim de tudo, com satanás e suas hostes?

White diz que: "Durante mil anos Satanás vagueará de um lugar para outro na terra desolada ... " ( ... ) "Agora Satanás se prepara para a última e grande luta ... consulta seus anjos, e depois esses reis, vencedores e guerreiros poderosos ... declara que o exército dentro da cidade é pequeno em comparação com o seu, podendo ser vencido. Formulam seus planos para tomar posse das riquezas e glória da Nova Jerusalém ... Por ordem de o Messias são fechadas as portas da Nova Jerusalém, e os exércitos de Satanás rodeiam a cidade, preparando­se para o assalto." Não, não é a novela das oito! É o Grande Conflito, pág 664. (Hoje, sabe-se que 27% deste livro foi copiado de outras obras...).

Na verdade, findo o milênio, satanás será solto por um pouco de tempo e sairá a enganar o povo que habita aqui na Terra e não os ímpios ressuscitados. Sitiará, na verdade, a antiga Jerusalém, capital do Reino Milenar Messiânico, mas fogo do Céu os consumirá.

OBS: A desolação descrita em II Ped 3:10 acontece agora, após o milênio e não antes... o Messias disse que o fim ocorreria após a pregação do Seu evangelho por todo o Reino (Is 66:19) e que precederia o fim e este só acontece agora!

Satanás irá para o lago de fogo. Nunca, jamais, cercará a Nova Jerusalém, pois esta só descerá do Céu depois de findo o mal e da total purificação do planeta (Ap 21:1-3).

 

 

SAIR