Make your own free website on Tripod.com
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

ESTUDANDO AS ESCRITURAS

          ÍNDICE

1 - As Sagradas Letras

&  Apoc 1:3; João 8:32

2 - O DEUS das Escrituras!

& Êxo 20:3

3 - O Santo Espírito

&  Atos 20:28

4 - Sinais dos Tempos

&  Mat 16:3

5 - A Salvação

& Mar 16:16

6 - A Origem do Mal

& I Jo 4:8

7 - A Confissão e o Perdão

& I Tim 1:15

8 - O Estado do Homem na Morte

&  Gen 2:7

9 - O Juízo do Criador

&  Apoc 22:12

10 - Um Dia para o Messias

& Exo 16:25

11 - A Igreja do Messias

& Jo 10:16

12 - O Milênio

&  Isa 65:9

13 - A Imersão

&  Atos 22:16

14 - Como nos Conduzir Perante o ETERNO

&  João 8:29

15 - Mordomos do Messias

& Sal 24:1

16 - Realmente Seremos Arrebatados?

&  I Tes 4:14-17

17 - o Nome

&  Exo 3:15

 

SOLICITE-NOS UMA VERSÃO PARA IMPRESSÃO DA SÉRIE COMPLETA!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Curso Adulto Básico

LIÇÃO 6

A Origem do Mal

Mas, aquele que não ama, não conhece YAOHUH; porque UL’HIM é amor. I Jo/Yaohu'khanan 4:8

...E foi assim que aconteceu. UL’HIM viu que tudo quanto tinha sido feito era excelente. Assim passou o sexto dia. Gên. 1:31 (Gên. 1:27-31). Toda a Sua obra criadora terminou no sexto dia? Não! Então o que Ele criou no sétimo dia? O santo Sábado! E, então descansou, dando-nos o exemplo...

Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino [que vem] dos shuã-ólmayao é como um lavrador que semeou boa semente no seu campo. Mas, uma noite, enquanto os trabalhadores dormiam, veio o seu inimigo e semeou joio entre o trigo. Quando a seara começou a crescer, o joio cresceu também. Os homens daquele lavrador vieram dizer-lhe: 'Messias/hol’Mehushkháy, o campo onde semeaste aquela semente escolhida está cheio de joio! 'Foi obra de algum inimigo, explicou ele. 'Queres que arranquemos o joio, perguntaram os homens. Mat. 13:24-28. Os versos seguintes: ('Não. Se fizerem isso, arrancam o trigo. Deixem ambos crescer juntos até à colheita, e eu direi aos ceifeiros que tirem primeiro o joio e o queimem, e que coloquem o trigo no celeiro. vs. 29e30) ilustram muito bem a posição do ETERNO em relação ao pecado... Note que em primeiro lugar, é o JOIO que será arrebatado e isto explica o que Ele disse em Mateus 24:40 - Dois homens estarão trabalhando juntos nos campos; um será levado, e ficará o outro...

ERRO!!! Muitas pessoas aprendem que antes da Grande Tribulação que antecederá a Volta do Messias/hol’Mehushkháy, os salvos serão arrebatados secretamente... Mas analisando as Escrituras vemos que os arrebatados serão queimados (Joio) e o Trigo será reunido pelos Seus anjos (Mat 24:29-31).

Mas como o pecado entrou num mundo feito à perfeição divina? E deu-se uma guerra no céu; Mikha’ul e os anjos sob a sua responsabilidade lutaram contra o dragão e contra o seu exército de anjos. O dragão perdeu a batalha e foi expulso do céu. Ele é a antiga serpente, conhecida sob o Nome de diabo, ou ha’satan, aquele que engana o mundo inteiro; e foi assim lançado para a terra, mais os seus demônios. Ap. 12:7-9. (Luc. 10:18). Observe que satanás sempre esteve por aqui tentando a raça humana: Primeiro tentou o casal no Éden e o auge da sua obra maligna foi tentar o Messias/hol’Mehushkháy após o Seu imersão! (Luc. 4:1-13). Somente após a cruz (Ap 12:11 – graças ao sangue derramado pelo Cordeiro) é que finalmente o santuário celestial foi purificado da sua nefasta presença!

Agora vou ler Eze 28:14-19 e ver o que ele nos diz sobre o ORIGINADOR do pecado: Eras a perfeição em sabedoria e em beleza. Moravas no Éden, o jardim de UL; cobrias-te de toda a espécie de pedras preciosas - rubis, topázios, diamantes, turquesas, ônix, jaspes, safiras, carbúnculos, esmeraldas - e ainda te cobrias de ouro. Tudo te foi dado quando foste criado. Nomeei-te serafim com a missão de proteger. Tinhas acesso ao monte santo de UL. Deslocavas-te por entre pedras reluzentes como fogo. Eras perfeito em tudo o que fazias, desde o dia em que foste criado até à altura em que foi encontrado o mal em ti. A tua grande riqueza encheu-te o interior de violência, e pecaste. Por isso te expulsei da montanha de UL, como qualquer pecador comum. Destruí-te, ó querubim protetor; tirei-te fora das pedras de fogo. O teu coração estava cheio de orgulho por causa da tua beleza; deixaste que a tua sabedoria se corrompesse com o esplendor que tinhas...

Agora veja o que Isaias tem a nos falar sobre o grande pecador: Como caíste do céu, ó Lúcifer - 'cocáv' (estrela) matinal! Como foste lançado por terra, tu que te atiravas com força contra as nações do mundo. Dizias no teu íntimo: Hei de subir aos shuã-ólmayao e mandar nos anjos. Ascenderei ao mais alto trono. Governarei a partir do monte da congregação, lá para as bandas do norte. Subirei aos mais altos shuã-ólmayao e serei semelhante ao Altíssimo. Isa. 14:12-14. No paraíso terrestre estavam Adão e Eva: Como o ETERNO os orientou sobre as Suas leis protetoras? O Criador pôs o homem no jardim do Éden para que o guardasse, o cultivasse e cuidasse dele. E deu-lhe o seguinte aviso: Podes comer de toda a árvore que está no jardim exceto da árvore da consciência; porque o seu fruto é o do conhecimento do bem e do mal. Se comeres desse fruto ficas condenado a morrer - Gên. 2:15-17. Enquanto satanás ainda não havia sido expulso do céu com os seus anjos para a Terra, vamos ver o que satanás fez com os nossos pais originais: Gên. 3:1-7. As terríveis conseqüências do pecado: Isa. 59:1e2; Rom. 6:23; Jer. 17:9.

PERGUNTAS: 1 – Mas, afinal o que é o pecado? I João 3:4. 2 – A quem estará se submetendo o pecador? I João 3:8. 3 – E qual é o resultado final do pecado? Rom. 8:37 (Rom. 5:12; 6:16). A resposta do ETERNO: Heb. 2:14-17 (Heb. 4:15); Rom. 5:17-19 (Rom. 3:24e25). 4 – Qual é a promessa do ETERNO para que possamos vencer o pecado? Isa. 41:13. 5 – Qual será o fim do grande inquiridor? Eze. 28:17e18. 6 – E para nós, qual será a recompensa pela nossa perseverança? Ap. 21:1-5. 7 – E como teremos certeza de que o pecado nunca mais atormentará o ser humano? Leia o que diz Naum 1:9 – Que pensais vós contra o SENHOR? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas vezes a angústia (Ap. 22:3).

Que devo fazer: 1 – Resistir a satanás, com a graça do ETERNO (Tiago 4:7). 2 – Não ceder ao pecado (Rom. 6:12). 3 – Vencer com a ajuda do ETERNO (Rom. 8:37). O homem foi criado perfeito, dotado pelo Criador de inteligência, raciocínio e capacidade para escolher livremente o seu destino (Dt 30:19). Ao enfrentar satanás e ao cair em tentação, cometeu o pecado da desobediência a uma lei (vontade) do ETERNO... Exerceu erradamente o seu poder de escolha. Acreditou em satanás e desconfiou do ETERNO. Desta maneira, desprezou ao ETERNO e colocou-se sob a tutela do diabo, a antiga serpente (Ap. 12:9; Luc 4:6, 7).

 

Minha Decisão: PROCURAREI, COM A AJUDA DO ETERNO, AFASTAR O PECADO DE MINHA VIDA, VOLTANDO-ME INTEIRAMENTE A CRISTO, MEU CRIADOR...

 

Minha Assinatura: ____________________ Data: __/__/____

 

OBSERVAÇÕES:

& -  USE A SUA BÍBLIA!

@ - Envie-nos a sua decisão...  No fim de TODAS as DECISÕES, enviaremos um Certificado de Conclusão que pode ser impresso e colocado em uma moldura!

CYC - Congregação Yaoshoul'ita o Caminho

 

 

SAIR