Make your own free website on Tripod.com
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

ESTUDANDO AS ESCRITURAS

          ÍNDICE

1 - As Sagradas Letras

&Apoc 1:3; João 8:32

2 - O DEUS das Escrituras!

& Êxo 20:3

3 - O Santo Espírito

&  Atos 20:28

4 - Sinais dos Tempos

&  Mat 16:3

5 - A Salvação

& Mar 16:16

6 - A Origem do Mal

  & I Jo 4:8

7 - A Confissão e o Perdão

& I Tim 1:15

8 - O Estado do Homem na Morte

&  Gen 2:7

9 - O Juízo do Criador

&  Apoc 22:12

10 - Um Dia para o Messias

& Exo 16:25

11 - A Igreja do Messias

& Jo 10:16

12 - O Milênio

&  Isa 65:9

13 - A Imersão

&  Atos 22:16

14 - Como nos Conduzir Perante o ETERNO

&  João 8:29

15 - Mordomos do Messias

& Sal 24:1

16 - Realmente Seremos Arrebatados?

&  I Tes 4:14-17

17 - o Nome

&  Exo 3:15

 

SOLICITE-NOS UMA VERSÃO PARA IMPRESSÃO DA SÉRIE COMPLETA!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Curso Adulto Básico

LIÇÃO 15

Mordomos do Messias

A terra pertence a YAOHUH! Todo o mundo é dEle, assim como os seus habitantes!

Tehillím 24:1

Yaohushua criou o mundo e nele colocou o homem para dele cuidar: O Criador os abençoou, e disse-lhes: Multipliquem-se, encham a terra, dominem-na e também toda a vida animal da terra, dos mares e dos ares; dou-vos toda a vida vegetal, toda a espécie de frutos para alimento. A todos os animais dou igualmente como alimento a vida vegetal. (Gên. 1:28). Ao o homem, pecarem e serem expulsos do paraíso e da presença do ETERNO veio o plano da Salvação e junto com este surgiu a Igreja do Messias/hol’Mehushkháy, a verdadeira... Porém, ela precisaria ser “sustentada” pelos homens e para isto o ETERNO também tinha um plano: o dízimo. Quando o ETERNO instituiu os levitas para serem os Seus sacerdotes, destinou-lhes o dízimo para o seu sustento, já que eles dedicariam o seu tempo integralmente ao Seu serviço... Num. 18:21e24.

Responda:

1 – Qual é o plano do ETERNO para a provisão de fundos para a Sua obra, atualmente? II Co 9:7-10

2 – Que benção promete o ETERNO aos que são fiéis nas ofertas? II Co 9:8-10.

3 – Como mostrou Abraão que reconhecia o primeiro sistema [o dízimo]? Gên. 14:18-20 (cf. Heb. 7:1e2).

4 – Que porção de suas rendas prometeu Jacó ao ETERNO pelas bênçãos recebidas? Gên. 28:20-22.

5 – A quem pertencia o dízimo? Lev. 27:30e32.

NOTA: o sistema de dízimo levítico foi cravado junto à cruz, pois o sacerdócio levita (que apontava para o Messias) cumpriu-se naquele dia... Portanto usar Mal 3:10 demonstra no mínimo falta de conhecimento bíblico ou pior, más intenções (Malaquias está repreendendo os sacerdotes que ROUBAVAM o Criador, dando um mau uso aos dízimos. Em Atos 4:36-37 temos um levita que se arrepende – tinha até mesmo uma propriedade; coisa estranha à um levita).

Hoje, ofertar é uma demonstração de fé e reconhecimento que os homens precisam de meios para levar a Verdade para outros! Querendo, você pode fazer um pacto [aliança] e dizimar, pois este também é um sistema inspirado. Mas, cuide para que suas ofertas [ou dízimo pactual] fique na própria comunidade... O melhor sistema de igreja é o congregacional onde todo o dízimo [VOLUNTÁRIO] e ofertas ficam na própria congregação, não indo para um caixa comum (sem fundo)...

Tudo pertence ao ETERNO: 6 – A quem pertence o Universo? Sl. 24:1. 7 – Que enormes riquezas possuem o ETERNO? Ageu 2:8. 8 – Graças a quem obtemos nossos bens? Deut. 8:17e18.

A parte do ETERNO: 9 – Em que deve ser empregado estas ofertas [ou dízimos pactuados]? I Cor. 9:13e14. 10 – Quando devemos pensar no ETERNO e em nossa obrigação para com Ele? Mat. 6:33. 11 – Como recompensará o doador liberal? Luc. 6:38. 12 – Onde aconselha o ETERNO que depositemos os nossos tesouros? Mat. 6:19-21. 13 – Que disse o Messias/hol’Mehushkháy sobre a fidelidade dos judeus quanto ao dar dízimos? Mat. 23:23.

Veja que embora Ele assinalasse os seus erros, o Messias aprovou os dízimos, pois naqueles dias este sistema sustentava o sacerdócio levita e ainda hoje, pode sustentar o Seu ministério! Porem, o ETERNO "mede" melhor o coração do doador, através das ofertas - Mc 12:44.

Que devo fazer: 1 – Ser um fiel administrador dos bens do ETERNO. I Ped. 4:10. 2 – Ser sócio do ETERNO. Prov. 11:24e25. 3 – Dar com alegria. II Cor. 9:6e7.

Organizando o tempo que o ETERNO nos deu: Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. (Êxo. 20:9) – O tempo foi criado pelo ETERNO como um fator delimitador da vigência do pecado e nos foi dado para que pudéssemos dele usufruir com as nossas atividades do dia a dia; e, para podermos ter controle sobre ele, o ETERNO criou os astros para definir e marcar o tempo... Gên. 1:14.

Apesar disto muitos dizem: Não tenho tempo; o tempo passa muito depressa! Porem o ETERNO nos definiu parâmetros em Sua palavra para que pudéssemos organizá-lo e dele usufruir... Leia Ecl 3:1-8; Sl 104:19-23.

Calvino, um líder protestante disse: Nenhum trabalho será tão sórdido ou degradante, que não venha a brilhar e ser considerado como muito precioso à vista do ETERNO...

Sobre isto Shaúl nos falou: Quem não trabalha, não coma – II Tes. 3:10.

E, mesmo no Velho Testamento encontramos palavras semelhantes (Prov 6:6-11), mas outra passagem nos mostra justamente o que muitos, principalmente nos dias de hoje fazem: endeusando (idolatrando) o trabalho, esquecendo do Criador que nos deu o tempo para que adquiríssemos as bênçãos materiais à nós destinadas por sermos fiéis a Ele – Salmo 127. Por tudo isto é que o ETERNO criou o Sétimo Dia! O Santo Sábado (Êxo. 20:9).

 

Minha Decisão: Prometo dar com alegria o que pertence a o ETERNO, o meu sócio, e, saber USUFRUIR O tempo dado a mim por ele.

Minha Assinatura: _______________________ Data: __/__/____.

 

OBSERVAÇÕES:

& -  USE A SUA BÍBLIA!

@ - Envie-nos a sua decisão...  No fim de TODAS as DECISÕES, enviaremos um Certificado de Conclusão que pode ser impresso e colocado em uma moldura!

CYC - Congregação Yaoshoul'ita o Caminho

 

SAIR