Make your own free website on Tripod.com
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

ESTUDANDO AS ESCRITURAS

          ÍNDICE

1 - As Sagradas Letras

&  Apoc 1:3; João 8:32

2 - O DEUS das Escrituras!

& Êxo 20:3

3 - O Santo Espírito

&  Atos 20:28

4 - Sinais dos Tempos

&  Mat 16:3

5 - A Salvação

& Mar 16:16

6 - A Origem do Mal

& I Jo 4:8

7 - A Confissão e o Perdão

& I Tim 1:15

8 - O Estado do Homem na Morte

&  Gen 2:7

9 - O Juízo do Criador

&  Apoc 22:12

10 - Um Dia para o Messias

& Exo 16:25

11 - A Igreja do Messias

& Jo 10:16

12 - O Milênio

&  Isa 65:9

13 - A Imersão

&  Atos 22:16

14 - Como nos Conduzir Perante o ETERNO

&  João 8:29

15 - Mordomos do Messias

& Sal 24:1

16 - Realmente Seremos Arrebatados?

&  I Tes 4:14-17

17 - o Nome

&  Exo 3:15

 

SOLICITE-NOS UMA VERSÃO PARA IMPRESSÃO DA SÉRIE COMPLETA!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Curso Adulto Básico

LIÇÃO 13

A Imersão

Agora, não te demores. Levanta-te e vai imergir-te, e lava os teus pecados, invocando o Shúam (Nome) do Maoro’hé Yaohushua’.

Atos dos Emissários 22:16.

Criou Yaohushua hol-Mehushkháy o homem e logo depois a mulher... E estes eram com o ETERNO! Gên. 21:28. Porém ao escolherem o pecado foram expulsos de Sua presença! Gên. 3:23. E a raça humana chegou a tal ponto de perversão que o ETERNO sentiu em Seu coração de refazer a sua obra, purificando-a nas águas do dilúvio. Gên. 6:11; 7:4. Desde então, a água tem sido sinônimo de purificação...

Responda: 1 - Quais foram as instruções finais dadas por o Messias aos Seus discípulos? Mar 16:15, 16. 2 – E quem deu origem à forma moderna de imersão? Mat. 3:1-6.

Observe que hoje, o mundo segue uma formula "batismal" (segundo Mateus 28:19) que não é a que foi usada pelos discípulos (Atos 2:38) apenas dez dias depois... Você nunca se perguntou por que isto aconteceu (desobedecerem ao Mestre)? A resposta é simples: Mateus 28:19 é apócrifo* (veja o rodapé da BJ) e isto para poder-se provar a existência da trindade, como também usam I João 5:7-8 (entre colchetes na suas Escrituras)!

MAIS: 3 – Por que disse o Messias/hol’Mehushkháy que Lhe era necessário ser imerso por João? Mat. 3:13-15. 4 – Como foi o Messias imerso por João? Mar 1:9e10. 5 – Quantas espécies de imersão são reconhecidas nas Escrituras? Efe 4:5.

Nota do Caminho: O que será que Shaúl quis dizer com “uma só imersão”? Isto significa que não poderemos ser imersos novamente? Muitos pensam que sim, mas, no entanto, Shaúl estava dizendo que só existe um único TIPO de imersão. Veja em Atos 19:5 Shaúl REBATIZANDO... Na realidade se a nossa imersão não foi na forma correta (em nome de Yaohushua), deveremos solicitar a nossa “verdadeira” imersão!

6 – De que maneira, disse Pedro ao povo no Dia de Pentecostes, deviam demonstrar seu arrependimento? At 2:38. 7 – No caso do tesoureiro etíope, como emergiu Felipe? At 8:26-39. 8 – Quão essencial que a pessoa seja imersa em água? Jo 3:5.

Caro irmão, após lermos estes textos, pode ter-nos surgidas certas dúvidas acalentadas por diversas denominações cristãs... Por exemplo: O “batismo” tem que ser por imersão ou por aspersão? Veja que a palavra Batismo vem do grego Baptizo ou Bapto que significa imergir, mergulhar, afundar em água e jamais “aspergir” – no português temos palavras que delas derivam tais como batiscafo e batisfera, ambos equipamentos de mergulho para grandes profundidades. Muitas destas denominações adotam a imersão por aspersão (derramar água sobre a cabeça) por simples comodismo, apesar dos textos bíblicos não apoiarem esta forma batismal. Chegam mesmo a usarem textos bíblicos para se oporem ao batismo por imersão tais como o de Shaúl quando diz: Porque não esqueçamos, irmãos, o que aconteceu aos nossos antepassados yaoshorulítas, no deserto, onde YAOHUH os guiou, enviando uma Nuvem que se movia à frente deles; e assim os conduziu com segurança através do Mar Vermelho. Isto podia considerar-se a sua imersão - uma imersão tanto na água como na nuvem - na qualidade de seguidores de Moisés/Mehushúa (I Cor. 10:1-2). Como é dito nas Sagradas Escrituras que eles atravessaram o mar de pés enxutos (Exo, 14:15-22,29) isto significa que não foram mergulhados... É claro que não, foi uma forma de imersão espiritual tanto no mar – símbolo da ressurreição – como na nuvem – símbolo do Messias/hol’Mehushkháy, presente em espírito. E, ademais, também não saíram com as cabeças molhadas, não é? E tem mais, querem substituir palavras (sinônimos) em textos escritos em línguas diferentes – lembre-se que o Novo Testamento foi escrito parcialmente em grego (Mateus e Hebreus foram escrito em hebraico e possivelmente Lucas e marcos) enquanto que o Antigo Testamento foi escrito em hebraico e aramaico; línguas não tão prolixas quanto o grego...

9 – Quanto às crianças, podem ser imersas? Usar textos como o de Marcos 16:16 para alegar que as crianças podem e devem ser imersas é um pouco prematuro, pois um outro texto no evangelho correspondente nos diz com mais clareza quais são as condições essenciais para se receber a imersão, veja: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, imergindo-os... (*); ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado... (Mat. 28:19-20). Percebeu?

Como ensinar as crianças que ainda não tem discernimento para aprender, entender ou escolher!?! E, alem do mais, supor que as famílias, no Novo Testamento, que foram imersas tinham crianças e que, portanto, teriam sido imersas, como eu disse é mera suposição (inferência) sem falar que supor é humano e não divino! Os que aceitam este tipo de imersão precoce, na realidade querem sim é aumentar o número de membros em suas denominações (visando o dízimo), não é? Será que é isto que o Messias quer? Mas, nas Escrituras temos uma outra situação que estas denominações sequer tocam: a outra ordenança do Messias – O lava-pés fazendo parte da Santa Ceia. João 13:4-17. Perceba o quanto é essencial este pequeno ato de rebatismo – que a princípio não foi compreendido por Pedro (vs. 6-10), mas o Messias lhes disse: ...quem já se banhou – a imersão – não necessita de lavar senão os pés – que continuam a pisar este mundo de pecados.

Este ato de humilhação (ato próprio dos servos) o Messias fez para que todos se esvaziassem do seu orgulho para só então participarem da Sua Ceia. Por isso Ele concluiu dizendo: ...bem aventurados sois se as praticardes. (vs. 17). Atos 8:36-38; 2:38; Prov. 28:13; Mat. 28:20; 7:21.

Minha Decisão: CREIO NO SENHOR YAOHUSHUA E NO SANTO BATISMO POR IMERSÃO, DESEJO SER IMERSO(A) SEGUINDO O EXEMPLO DE o Messias; em SEU NOME!

minha Assinatura: _________________ Data: ___/___/____.

 

*Segundo Bíblia de Jerusalém (BJ), a formula trinitariana de imersão (Mat 28:19) é um acréscimo feito em 196 d.Y (por Diocleciano) e isto explica as imersões somente em Nome do Messias/hol’Mehushkháy, de Atos!

OBSERVAÇÕES:

& -  USE A SUA BÍBLIA!

@ - Envie-nos a sua decisão...  No fim de TODAS as DECISÕES, enviaremos um Certificado de Conclusão que pode ser impresso e colocado em uma moldura!

CYC - Congregação Yaoshoul'ita o Caminho

 

SAIR