Make your own free website on Tripod.com

CURSO INTERATIVO

          ÍNDICE

1 - As Sagradas Letras

2 - o ETERNO Revela o Futuro:

3 - E a Verdade vos Libertará

4 - A Estratégia do Inimigo:

5 - O Anticristo e suas Meretrizes:

6 - E Lançou a Verdade por Terra:

7 - O Apocalipse revela a Verdadeira Igreja:

8 - o ETERNO coloca o Seu Selo sobre nós:

9 - A maior profecia da Escrituras

10 - O Juízo Final; você tem medo?

11 - Lei ou Graça?

12 - As Bestas do Apocalipse

13 - Sete Pragas contra este mundo!

14 - Finalmente!

15 - Os Porta-vozes do ETERNO:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 As Revelações do Apocalipse

13 - Sete Pragas contra este mundo!

Apocalipse 16

A mais ou menos 6.000 anos que o ETERNO tem usado de misericórdia com a humanidade. Desde que Adão pecou até hoje, Ele tem tolerado o Seu povo; tem dado uma chance...

As pessoas tem recebido a compaixão do ETERNO. Mas parece que as pessoas não estão levando a sério esta oportunidade final; e, a cada dia o povo fica mais rebelde.

Veja que o ETERNO ama o pecador, mas abomina o pecado...

Você é muito importante para o ETERNO. Ele te ama muito, porém nunca se esqueça que Ele não apóia e nem concorda com as coisas erradas que você faz. Ele ama você, mas não ama seus pecados ou o seu comportamento pecaminoso. O nosso pecado faz com que a taça da ira do ETERNO se encha e quando estiver cheia, transborde. Ele vai virar esta taça sobre a Terra e então vão cair as Sete últimas pragas do Apocalipse.

Vamos ver estas pragas, uma a uma:

1º praga: Apoc. 16:1, 2

1 E ouvi, vinda do santuário, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: Ide e derramai sobre a terra as sete taças, da ira do ETERNO.
2 Então foi o primeiro e derramou a sua taça sobre a terra; e apareceu uma chaga ruim e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem.

Sobre a Terra: Aos homens portadores da marca da Besta e adoradores da sua imagem; terão úlceras malignas e perniciosas..

Este tornou-se em sangue como de um morto (podre).

2º praga: Apoc. 16:3

3 O segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu todo ser vivente que estava no mar.

Sobre os rios e as fontes das águas... Elas tornaram-se em sangue, porquanto derramaram sangue dos santos e de profetas, também sangue lhes tem dado a beber, são dignos disso.

3º praga: Apoc. 16:4-7

4 O terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue.
5 E ouvi o anjo das águas dizer: Justo és tu, que és e que eras, o Santo; porque julgaste estas coisas;
6 porque derramaram o sangue de santos e de profetas, e tu lhes tens dado sangue a beber; eles o merecem.
7 E ouvi uma voz do altar, que dizia: Na verdade, ó Senhor o ETERNO Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos.

Sobre o Sol. O sol vai queimar os homens com fogo, com intenso calor. Ele vai esquentar 7 vezes mais... Isa. 30:26

4º praga: Apoc. 16:8, 9

8 O quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo.
9 E os homens foram abrasados com grande calor; e blasfemaram o nome do ETERNO, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória.

Sobre o Rio Eufrates (...a conquista de Babilônia). Vai secar-lhe as águas (Fim do reinado papal), preparando o caminho dos reis do oriente. Nesta ocasião vão surgir os três espíritos imundos semelhantes a rãs. Da boca do dragão o Espiritismo (Nova Era); da boca da Besta o papado fortalecido (ecumenismo) e da boca do Falso profeta o Protestantismo (as igrejas apostatadas seguidores das doutrinas da 1º besta).

5º praga: Apoc. 16:10, 11

10 O quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e os homens mordiam de dor as suas línguas.
11 E por causa das suas dores, e por causa das suas chagas, blasfemaram o o ETERNO do céu; e não se arrependeram das suas obras.

Sobre o Trono da Besta (Roma). Este trono vai tornar-se em trevas. Os homens irão remorder suas línguas, por causa da dor e blasfemarão contra o nome do ETERNO por causa das úlceras que sofriam ainda sobre efeito das primeiras pragas.

6º praga: Apoc. 16:12-16

12 O sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis que vêm do oriente.
13 E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta, vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs.
14 Pois são espíritos de demônios, que operam sinais; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do o ETERNO Todo-Poderoso.
15 (Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua nudez.)
16 E eles os congregaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom.

São espíritos imundos de demônios que se dirigem aos reis (estado) do mundo inteiro com o objetivo de ajuntá-los para a grande e última batalha (literal e espiritual: o objetivo é as suas almas e mentes, irmãos!). Antes da Volta de o Messias teremos a guerra do Armagedom... (contra o Povo de DEUS - Israel).

Estas três formas de religião realizam grandes sinais e prodígios (Apoc. 13:13) mas não aceitam os Mandamentos do ETERNO. Nesta ocasião, eles vão marcar o dia e a hora para matar os guardadores dos Santos Mandamentos; neste momento o ETERNO vai intervir com a última praga e com voz de trovão que só os justos entenderão. Damos glórias a o ETERNO nas alturas por essas coisas!

Veja agora a sétima e última praga:

7º praga: Apoc. 16:17-21

17 O sétimo anjo derramou a sua taça no ar; e saiu uma grande voz do santuário, da parte do trono, dizendo: Está feito.
18 E houve relâmpagos e vozes e trovões; houve também um grande terremoto, qual nunca houvera desde que há homens sobre a terra, terremoto tão forte quão grande;
19 e a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e o ETERNO lembrou-se da grande Babilônia, para lhe dar o cálice do vinho do furor da sua ira.
20 Todas ilhas fugiram, e os montes não mais se acharam.
21 E sobre os homens caiu do céu uma grande saraivada, pedras quase do peso de um talento; e os homens blasfemaram do ETERNO por causa da praga da saraivada; porque a sua praga era mui grande.

Desabará do céu uma grande chuva de saraiva com pedras que pesam cerca de um talento (~45kg). Sobrevirão relâmpagos, vozes e trovões; vai acontecer um grande terremoto como nunca houve, toda ilha fugirá (inundações, inclusive sobre as cidades costeiras - tsunamis) e sairá uma voz do Santuário Celestial dizendo: Feito está... É a voz de o Messias dizendo que está pronto para a colheita!

Os salvos serão selados em sua morte; os bodes serão separados dos cabritos (os vivos em Sua Volta). As néscias ficarão do lado de fora da porta que agora está prestes a ser fechada. O espírito de o Messias Se retirará para que ele possa vir em Glória e fisicamente estabelecer o Seu reino milenar. Ele agora vem. Amém! Será o dia mais impressionante de toda a história do mundo!

Quem sofrerá estas pragas?

Os ímpios sofrerão estas pragas. Porém, nem todas as pragas serão mundiais, algumas são locais... O Apoc. 18:8 nos revela que estas pragas cairão em um dia profético, ou seja, no intervalo de um ano.

Começarão a cair quando chegar a plenitude dos tempos... Quando se cumprir a profecia que se diz Continue o ímpio sendo ímpio, e o justo sendo justo (Apoc. 22:11). Ou seja, quando cair as Sete Pragas do Apocalipse, não haverá mais conversões. Todo caso já foi decidido, inclusive o meu, o seu, o de todos nós, irmãos! Somente haverá uma última oportunidade dada aos judeus... Rom 11:25, 26.

Portanto, esta é a hora; decida-se por o Messias e Seus mandamentos - Apoc. 12:17.

A Misericórdia do ETERNO sobre os justos: cumprir-se-á o Salmo 23:

O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre. (Sal. 23:1-6).

No entanto, as Sagradas Escrituras revelam que para cada praga sobre os ímpios, existe uma profecia de proteção aos justos...

Quando os ímpios abrirem as torneiras, em vez de água, sairá sangue... É a justiça do ETERNO sobre os filhos da desobediência (Jer. 8:20). Imagine uma pessoa com úlceras, sem água para beber e ainda receber o calor do sol sete vezes mais escaldante. Será terrível!!!

Sobre isto nos revela o Sal. 91:7-12 que diz:

Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. Somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios. Pois disseste: O SENHOR é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada. Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra (a última praga será uma chuva de pedras, não é?). (Salmos 91:7-12 RA).

Que maravilhoso cuidado! Louvado seja o ETERNO, glórias e aleluias sejam dadas ao Cordeiro para todo o sempre. Amem! Diz o profeta Isaías:

...este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas. (Isaías 33:16 RA).

o ETERNO promete cuidar de você de uma forma muito especial. Olha, é melhor passar aflições agora do que sofrer as pragas depois, você não acha?

 

RESPONDA!

1 – Depois da Obra do Selamento, descrita no Apoc 7, a qual ocorre sob o 6º selo (hoje!), como é apresentado o sétimo selo (a segunda Vinda do Senhor)? Quando __________ o sétimo selo, fez-se silêncio no céu, quase por meia hora (cerca de 7 dias – é a viagem dos Anjos até a Terra para nos resgatar!). Apoc 8:1 – Leia Mat 25:31.

2 – Em seguida aos sete selos, que evento sensacional foi amostrado ao profeta João?  E vi os sete anjos que estavam em pé diante do ETERNO, e lhes foram dadas __________ trombetas. Apoc 8:2. Estas trombetas representam guerras (Jer 4:19, 20). As quatro primeiras a queda da Roma Ocidental (Europa); as duas seguintes, da Roma Oriental e a última, a queda da Roma papal – o último reino a ser destruído. Leia Apoc 8; 9; 11:14-19.

3 –  Que se cumprirá quando estiver para soar a última trombeta? ...mas que nos dias da voz do sétimo anjo, quando este estivesse para ___________ a trombeta, se cumpriria o mistério do ETERNO, como anunciou aos seus servos, os profetas. Apoc 10:7. O Mistério do ETERNO é o Evangelho – Efe 3:3-6; Gal 1:11, 12 – que haverá de ter sido pregado ao último ser humano (Mat 28:19, 20).

4 – Que eventos ocorrerá nos céus ao soar a sétima trombeta? E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O ___________ do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos... Abriu-se o ______________ do ETERNO que está no céu, e no seu santuário foi vista a arca do seu pacto; e houve relâmpagos, vozes e trovões, e terremoto e grande saraivada.  Apoc 11:15, 19. Finalmente é estabelecido o Reino Eterno do ETERNO e João vê a Arca da Aliança – símbolo da Lei do ETERNO. Leia Rom 2:12; Tiago 2:8-12.

5 – Qual é a última advertência divina contra o FALSO culto? Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o ____________ na testa, ou na mão, também o tal beberá do vinho da ira do ETERNO, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e _______________ diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. Apoc 14:9, 10.

6 – Como se consumará a cólera do ETERNO contra o pecador não arrependido? Vi no céu ainda outro sinal, grande e admirável: sete anjos, que tinham as sete ____________ pragas; porque nelas é consumada a __________  do ETERNO. Apoc 15:1 – Leia Joel 1:15, 2:11

7 – O que disse Daniel sob os Salvos naquele dia? Naquele tempo se levantará ____________ (o Messias), o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado  _____________ no livro. Dan 12:1 – Leia Eze 7:15-19

8 – Antes que as pragas caiam e que o  espírito de o Messias seja retirado (a obra intercessora dEle), que convite é feito por o ETERNO aos seguidores de Babilônia (igrejas que não seguem as Verdades bíblicas – você segue?)?  Ouvi outra voz do céu dizer: _____________ dela, povo meu, para que não sejas participante dos sete pecados, e para que não incorras nas ______________ pragas. Apoc 18:4.

OBS: Note que se você continuar dentro dela, mesmo que inocente, as pragas cairão sobre você!

9 – Que fome haverá sob a face da Terra nestes dias?  Eis que vêm os dias, diz o Senhor o ETERNO, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, _________ de ouvir as palavras do Senhor.  Amós 8:11, 12 – Leia luc 13:25; Prov 1:24-26; Heb 12:15-17,

10 – Como podemos saber que nesta ocasião os casos de todos são conhecidos de DEUS? Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda. Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para _____________  a cada um segundo a  ____________ obra.  Apoc 22:11, 12.

Minha Decisão: Senhor, agora eu sei que todas as oportunidades Tu me destes e então seguirei o Seu conselho – Sairei dela, o Messias!  

                                                                                                         Minha assinatura: ________________________________ Data: ___/___/_____

 

 

SAIR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.