Make your own free website on Tripod.com

CURSO INTERATIVO

          ÍNDICE

1 - As Sagradas Letras

2 - o ETERNO Revela o Futuro:

3 - E a Verdade vos Libertará

4 - A Estratégia do Inimigo:

5 - O Anticristo e suas Meretrizes:

6 - E Lançou a Verdade por Terra:

7 - O Apocalipse revela a Verdadeira Igreja:

8 - o ETERNO coloca o Seu Selo sobre nós:

9 - A maior profecia da Bíblia

10 - O Juízo Final; você tem medo?

11 - Lei ou Graça?

12 - As Bestas do Apocalipse

13 - Sete Pragas contra este mundo!

14 - Finalmente!

15 - Os Porta-vozes do ETERNO:

 

SOLICITE-NOS Uma Versão para Impressão da Série toda...

 

 

 As Revelações do Apocalipse

1 - As Sagradas Letras

II Tim. 3:15

As Escrituras Sagradas:

* Contém 66 livros, sendo que 39 estão no Velho Testamento.

* O seu autor é O Eterno e cerca de 40 pessoas foram usadas pelo ETERNO para escrevê-la.

* Foi traduzida em mais de 1.500 línguas e dialetos.

* Escrita num período de aproximadamente 1.600 anos (desde o Sinai até o ano 100 de nossa era).

Obs: A Escritura Católica contém 7 livros a mais, os chamados livros Apócrifos, ou seja: Livros históricos não Inspirados pelo Eterno e que em sua grande maioria contém doutrinas que se contradizem com as demais, em outros Livros Inspirados.

Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de Mim - João 5:39.

As Escrituras Contêm: Cerca de 1.189 capítulos; 31.102 Versículos; 773.693 Palavras e 3.566.480 Letras. Para escrevê-la O Eterno usou pessoas simples como Amós e pessoas tão cultas como Paulo; Veja:

Moisés: Graduado nas faculdades do Egito.

Isaías: Lavrador.

Amós: Boiadeiro.

Pedro: Pescador.

Lucas: Médico.

Paulo: Advogado.

O Eterno usou pessoas de todos os tipos para falar por Ele; certamente Ele pode e vai usar você para pregar as verdades da Profecia contida neste livro... Quando Ele chama, Ele capacita: Êxo. 35:30-31.

História: São livros que narram as mais belas histórias (fatos históricos) das Escrituras. Tais como a Semana da Criação; Queda do Homem; O Dilúvio Universal; O povo de Israel e as histórias dos heróis de todos os tempos.

Esta divisão vai do livro de Gênesis ao livro de Éster e inclui o livro de Atos que se encontra no Novo Testamento.

Aproximadamente 90% do que se encontra escrito nestes livros podem ser entendidos como se lê...

Poesia: São livros escritos numa linguagem poética. Estes livros são: Jó; Salmos; Provérbios; Eclesiastes e Cantares de Salomão (Cânticos dos Cânticos). Cerca de 85% desses livros são entendidos como se lê... Profecia (Mat 24:15) - São livros escritos na linguagem profética (Apocalíptica). Vai de Isaías a Malaquias, incluindo-se o Apocalipse no Novo Testamento. Estes são subdivididos em Profetas Maiores (Isaias, Jeremias e Ezequiel) e Profetas Menores (os demais...). Esta classificação não é em importância e sim em tamanho de seus livros...

Os dois principais livros especialmente para o nosso tempo são Daniel e Apocalipse, pois são livros que se complementam. Um apontava para o futuro e o outro para os nossos dias e para o evento mais esperado em toda as Escrituras: A volta do Messias para estabelecer o Seu reino com a raça humana, aqui na Terra!

É interessante notar que dos livros proféticos, 85% do seu conteúdo não se entende como se lê. Porém, como as Escrituras traz a chave para o seu entendimento, é necessário um estudo mais profundo sobre esta linguagem profética.

Evangelhos: São livros que narram tudo sobre a vida do Messias e nos mostram o que é preciso para alcançar a salvação eterna. São eles: Mateus, Marcos, Lucas e João

Destes livros, 85% entende-se como se lê... 15% são as parábolas do Messias!

Cartas: Tem início em Romanos e termina em Judas (50% das cartas têm como autor o Apóstolo dos Gentios, Paulo).

Destas, 90% entende-se como se lê...

Quanto à Linguagem Profética veja estas palavras tiradas de alguns capítulos do Apocalipse:

Apoc. 7:1: 4 Anjos; 4 Cantos da Terra; 4 Ventos.

Apoc. 12:1: Mulher Vestida de Sol; Lua Debaixo dos Pés; Coroa – 12 Estrelas.

Apoc. 13:1: Besta – Mar; 7 Cabeças; 10 Chifres.

A própria Escritura tem as respostas. Veja:

SÍMBOLO

SIGNIFICADO

LIVRO E VERSÍCULO

Animal

Rei ou Reino

Dan. 7:17, 23.

Mulher

Igreja

Efe. 5:23, 32.

Água, Mar.

Povos, Nações.

Apoc. 17:15.

1 Dia

1 Ano

Eze. 4:6-7; Num. 14:34.

Ventos

Guerras

Jer. 51:1-5

Chifres

Poder, Rei, Reino.

Apoc. 17:2; Dan. 7:24; 8:21, 22.

Tempos

Anos

Dan. 11:13; Apoc. 12:14 (vs. 6,13:5).

Dragão

diabo

Apoc. 12:9.

Cordeiro

O Messias

João 1:29 (no VT apontava para...).

Cauda

Falsa Doutrina

Isa. 9:15

Estrelas

Mensageiros

Apoc. 12:4 (anjos); Dan. 12:3 (pregadores)

Apocalipse

Revelação

Apoc. 1:3.

Obs: os 4 cantos representam os pontos cardeais (de todas as direções...).

Como então poderemos entender as profecias? Isaías tem as respostas:

Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali. (Isaías 28:10 RA).

Não consigo entender as Escrituras. O que devo fazer?

No Livro de Atos, no capítulo 8, vs. 30 e 31 diz assim:

Correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo? Ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. (Atos 8:30-31).

Portanto, caro irmão, procure um Instrutor Bíblico (qualquer membro da Congregação Israelita ‘o Caminho’ está preparado para instruir você). Ele está capacitado a ajudá-lo como Felipe estava!

As Escrituras é só para pessoas muito estudadas? Mat. 11:25 responde: Por aquele tempo, exclamou O Messias: Graças te dou, ó Pai, Mestre do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. (Mateus 11:25 RA)

O Eterno ocultou aos sábios e entendidos (orgulhosos) e revelou aos pequeninos (humildes de coração, pessoas sinceras, independentes de seus estudos).

As pessoas erram porque: Não conhecem as Escrituras; Não conhecem o poder do Eterno

As Escrituras testificam, ou seja, revelam ao Messias!

Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de Mim. (João 5:39 RA).

Você será plenamente feliz ao estudar as profecias do Apocalipse

Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo. (Apocalipse 1:3 RA)

O Messias vai libertar você: Do Pecado; Da Dúvida; Do Medo; Da Insegurança; Do Mal; Do Orgulho; Do Vazio que existe dentro de você; Das Garras de satanás...

...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

 

 

RESPONDA!

(usaremos as Escrituras na versão Almeida Revista e Atualizada – RA).

 

  1 –   Quem inspirou as Escrituras e qual a sua utilidade?  Toda a Escritura é ____________ por ______ e útil para o __________ , para a ____________ , para a _____________ , para a ______________ na justiça – II Tim. 3:16 RA (João 17:17).

2 –   A quem foi dada a Palavra ali depositada? Havendo o ETERNO, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos ____________ ,- Heb. 1:1 RA. OBS: Leia os versos seguintes, até o vs8.

3 –   Segundo Paulo, porque devemos estudar as Escrituras? Pois tudo quanto, outrora, foi _________ para o nosso ____________ foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos _____________ . – Rom. 15:4 RA. (II Tim. 3:14-17).

4 –   A as Escrituras tem partes que já não tem mais valor? ...seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a ____________ de nosso o ETERNO permanece _______________ – Isaías 40:8 RA.

5 –   Cristo usava as Escrituras do Seu tempo (VT)? E, começando por ____________ , discorrendo por todos os ___________ , expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as _______________ . – Luc. 24:27 RA. (Luc. 24:44; 4:16-30).

6 –   Se Ele a usava, porque usava? Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são ____ mesmas que ___________ de Mim. – João 5:39 RA. (Heb, 4:12).

7 –   Qual é o propósito dos registros bíblicos? Estas coisas lhes sobrevieram como ____________ e foram ____________ para ____________ nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado. I Cor. 10:11 RA.

8 –   Devemos estudar a as Escrituras ou apenas aceitar as instruções do meu líder? Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a __________ , _____________ as ____________ todos os dias para ver se as coisas eram, ___ __________ , assim – Atos 17:11 RA.

9 –   Como devemos estudar as Escrituras? Porque é ___________ sobre ___________ , preceito e mais preceito;_________ sobre __________ , regra e mais regra; um pouco _______ , um pouco _______ .- Isaías 28:10 RA.

10 –  Como escapar das falsas doutrinas cristãs? Revesti-vos de toda a ___________ do ETERNO, para ____________ ficar firmes ____________ as ciladas do diabo; - Efe. 6:11-18 RA. (Mar. 13:22, 23).

 

Minha Decisão: Creio que as Escrituras são inspiradas pelo ETERNO. Aceito-a como única regra de fé. Prometo estudá-la diariamente...

 

Minha Assinatura: ____________________________ Data: __/__/_____.

 

 

 

SAIR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.